top of page

Nossa história

Uma clínica que nasceu de pessoas...

Psicóloga Jaqueline de Souza, sócia da Transmutare:

"Psicólogos dedicam sua vida a ouvir histórias, então nada mais natural que essa apresentação começar com a minha.

 

Sou a primogênita e cresci vendo e ouvindo as mulheres da minha família cuidarem de pessoas e promover curas. Morando no interior, é natural que as pessoas não tenham acesso a recursos básicos de saúde pública e recorram a medicinas populares e a fé. Aí que entra a minha avó materna, uma pessoa que desempenhou nessa comunidade o papel de parteira, rezadeira, fazia chás curativos e remédios naturais com ervas e preparava cerimônias fúnebres.

Posteriormente, minha mãe herdou esse "dom", e nossa casa sempre esteve repleta de pessoas pedindo ajuda. Perdi as contas das inúmeras vezes que ouvi e vi minha vó e mãe atendendo e ajudando pessoas. E também participei muitas vezes desse cuidado e olhar para as pessoas.

Foi carregando toda essa sabedoria que decidi uni-la à ciência, tornando-me psicológa, dando continuidade ao olhar voltado às pessoas. E hoje a saga continua através de minha filha, que também segue essa linda profissão.

Transmutare-127.png

É através dessa linda e diferente visão que nasce a Transmutare...

Após 20 anos atuando na psicologia, sentia que precisava de um novo desafio. Novos aprendizados, ações, conhecimentos... Assim, descobri a Psicologia Positiva e fiz parte da 1ª turma de pós graduação da PUC/RS. No curso, vi conceitos que davam nome a todas as ferramentas que já usava intuitivamente em meus atendimentos.

 

"Eu sempre enxerguei além da patologia. Eu sempre acreditei que na minha frente estava sentado um ser humano e não só um diagnóstico, sem negar a doença ou o transtorno, mas ir além dele."

Com esse novo arsenal de sabedoria, decidi que era hora de desacelerar e redirecionar um trabalho mais focado e delimitado. Porém, chegada a pandemia em 2020, redescobri uma necessidade. Vi que não era hora de pausas e que eu ainda podia contribuir muito com meu trabalho. Era hora de somar e multiplicar força, não dimiuir o ritmo.

E assim saiu do papel o projeto e nasceu a Transmutare!"

Uma ideia comprada por uma sócia/amiga...

Terapeuta Jane Vreenegoor, sócia da Transmutare:

"Não sou terapeuta por acaso.

Fui uma criança que dizia que queria cuidar das pessoas, que tinha um olhar para como elas lidavam com as dificuldades no caminho. Me encantava ver pessoas alegres.

 

Acredito que essas características  essenciais foram me direcionando para a minha jornada e missão de vida. Cuidar e contribuir para que mais pessoas se sintam bem e, ao mesmo tempo, resolvam as questões que estão tirando sua tranquilidade. No decorrer, descobri a Terapia Sistêmica que, com esse “olhar” para além do indivíduo, me encantou. Trouxe respostas às minhas inquietações e norteou meus trabalhos terapêuticos.

 

“Um olhar sobre o todo que cerca o indivíduo...“

Sempre atenta a novos conhecimentos, me redescobri em 2019 na Psicologia Positiva, especialização que chegou para somar forças com um arsenal de ferramentas que já utilizava. Descobrir que existia uma ciência que trabalhava com felicidade e bem-estar foi maravilhoso! Veio de encontro a tudo o que acredito.

'A felicidade não é algo pronto. Ela vem de suas próprias ações.' - Dalai Lama"

WhatsApp Image 2024-11-18 at 21.54.06.jpeg
bottom of page